ERA UMA VEZ O CINEMA


Passagem Para Marselha (1944)

cover Passagem Para Marselha

link to Passagem Para Marselha on IMDb

País: USA, 109 minutos

Titulo Original: Passage to Marseille

Diretor(s): Michael Curtiz

Gênero(s): Drama, Aventura, Guerra

Legendas: Português,Inglês, Espanhol

Tipo de Mídia: Cópia Digital

Tela: 16:9 Widescreen

Resolução: 1280 x 720, 1920 x 1080

Avaliação (IMDb):
star star star star star star star star star star
6.8/10 (3909 votos)

DOWNLOAD DO FILME E LEGENDA

Sinopse: Em algum lugar na Inglaterra, o correspondente de guerra Manning chega à base de um esquadrão da França livre, liderada pelo Capitão Freycinet e fica particularmente impressionado com Jean Matrac, um artilheiro. Mais tarde, ele pede a Freycinet para contar a história de Matrac:
Com a eclosão da guerra, Freycinet recebe ordens para retornar para a França do sudeste da Ásia. A bordo do navio, o “Ville de Nancy”, encontram-se o Major Duval, um seguidor do Marechal Philippe Pétain e alguns de seus homens. Eles logo recebem a notícia de que os alemães haviam atravessado a linha Maginot.

Logo depois de passarem pelo Canal do Panamá, a tripulação encontra um barco suspeito com cinco homens quase mortos: Jean Matrac, Petit, Renault, Marius e Garou, que dizem ser mineiros venezuelanos tentando voltar à França, mas o Major Duval supeita que sejam prisioneiros que fugiram da Colônia Penal da Ilha do Diabo.

O Capitão Patain Malo se recusa a prender os homens, como sugerido pelo Major Duval, e eles são autorizados a trabalhar como forma de pagarem pela passagem. Depois que o Capitão Freycinet adverte os cinco homens sobre as suspeitas do major, Renault admite que são fugitivos da Ilha do Diabo e explica como escaparam: Petit foi preso por matar um policial, ao defender sua fazenda; Garou assassinou sua namorada durante um arrufo de namorados; Marius é um arrombador de cofres; e Renault é um desertor do exército. Na Ilha do Diabo, as horríveis condições a que os presidiários eram submetidos, os levaram a planejar uma fuga. Para líder, eles escolheram Matrac, que fora enviado para a Ilha do Diabo por suas atividades políticas na França: Em 1938, Matrac era um jornalista e fervoroso antinazista. Seu jornal fora destruído depois que ele denunciara Édouard Daladier por assinar o Pacto de Munique com Adolf Hitler. Matrac e Paula, sua namorada, foram para o interior, onde se casaram, mas pouco tempo depois ele foi acusado da morte de um jornalista ocorrida durante o ataque a seu jornal. Condenado por assassinato, ele foi enviado para a Ilha do Diabo.

Após ouvir suas histórias, o Capitão Freycinet concorda em ajudá-los. Depois que o Marechal Pétain assina um armistício com a Alemanha, o Capitão Malo teme que sua carga, minério de níquel valioso, caia nas mãos dos nazistas, se ele atracar em Marselha. Assim, ele decide mudar o curso para a Inglaterra. Ao descobrirem a mudança de rumo, o Major Duval e os partidários de Pétain tentam tomar o navio, mas são frustrados pelos marinheiros e os condenados.

Um dos homens do Major Duval usa um rádio para informar a posição do navio para os alemães. Assim, vários homens são mortos durante um ataque aéreo antes que Matrac abata o avião inimigo. Ao chegarem à Inglaterra, Matrac toma conhecimento de que tem um filho. Ele voa até a casa de Paula, no interior da França, e deixa cair uma carta para ela. À noite, no entanto, seu avião é seriamente atingido e ele morre segurando uma carta escrita para o filho, que o Capitão Freycinet, mais tarde, lê diante de seu túmulo.

Elenco: